terça-feira, 12 de julho de 2011 | 1 comentários | By: Dr Nutrição

Os perigos dos Rótulos de Alimentos!

Mas será que as informações ditas nos rótulos são realmente fidedignas?
Será que a uma fiscalização para apurar isso?
E além do preço dos produtos o que você leva em conta entre um e o outro?
Veremos tudo isso nessa matéria feita pelo Nutricionista Antônio Barbosa.

Estudos mostram que a população esta mais exigente na hora das compras, mas são poucos que verificam os rótulos dos alimentos antes de compra-los. Essa rotulagem é obrigatória e muito importante para garantir a liberdade de escolha do consumidor e principalmente para as pessoas quem tem alguma patologia onde deve ser restrito o consumo de alguma substância por isso essas informações nos rótulos precisam ser corretas e de fácil entendimento.
Segundo a (ANVISA) os itens obrigatórios na rotulagem são: Valor energético, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Gorduras Trans,Fibra Alimentar, Sódio, Porção, %VD, Medida Caseira.
-> Itens como valor energético, carboidrato são de suma importância para pacientes diabéticos.
-> Sódio é o item que se deve levar em consideração em pacientes com HIPERTENSÃO
-> O glúten é uma proteína encontrada em alguns cereais que pessoas com doença celíaca (não produz a peptidase) não conseguem digerir.
-> Gordura trans esteve em evidencia nos últimos anos por causar vários malefícios à saúde como obesidade, aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom, dificuldade na passagem do sangue pelas artérias, diabetes, facilidade de contrair inflamações, câncer de mama e outros. E hoje todos os produtos industrializados vêm com informações explicitas sopre essa substância.
Esses são os itens que devemos levar em consideração na hora de adquirir um produto, no caso se você não apresentar nenhuma patologia mesmo assim de preferência a alimentos light e com baixo teor de sódio. Isso vai evitar o surgimento de doenças futuras. Fiz um comparativo com alguns produtos similares e como Nutricionista, escolhi o melhor e falarei por que.




Peguei duas marcas de iogurte light: ACTIVIA (danone) X BIO FIBRAS (batavo)
Primeiro o valor energético 74 Kcal x 53 kcal
Carboidrato 12 g x 8,2 g
Sódio 93 mg x 81 mg
FIBRA ALIMENTAR 1,4 g x 6,0 g

Conclusão: O BIO FIBRAS se destaca no teor de fibras alimentares que iram auxiliar o trânsito intestinal. Essa é a proposta do produto e podemos ver que o ACTIVIA passa longe.

Comparativo: 2 coalhadas.
Fiz o comparativo das coalhadas desnatadas com adoçante de três marcas: Betânia, Clan e Potiguar.




Betânia Clan Potiguar
Valor energético 45 kcal 67 kcal 60 kcal
Carboidrato 5 g 7 g 9 g
Carboidrato 5 g 7 g 9 g
Gorduras totais 0,5 g 0 g 0 g
Sódio 66 mg 174 mg 77 mg
Cálcio 168 mg 169 mg -----

Conclusão: A coalhada Betânia se destacou em valor calórico e no seu baixo teor de sódio. O mais interessante que eu achei foi uma coalhada não ter informado o CÁLCIO, portanto liguei para o SAC para buscar informações sobre o teor de cálcio mais não obtive respostas.

O próximo item é água de coco em copo.
Igualmente como fiz com os outros itens, peguei duas marcas e fiz a comparação, então vamos lá ver.




AGUA DE COCO COCAR AQUA COCO
%VD NÃO CONTEM CONTEM
Sódio ---------- 40 mg

Conclusão: Os outros itens são muito parecidos e uma está com a porção para 100 ml e outra esta para 200 ml, o que chamou mais atenção foi não conter o SÓDIO.

Fui para parte de queijos e me deparei com produtos que dificultam a visualização. A maioria das pessoas que olham os rótulos são idosos que na maioria das vezes tem algum problema de visão e se sente prejudicados como nesse exemplo:



O que me levou a querer pesquisar mais sobre rótulos e sua veracidade foi esse exemplo do queijo de coalho Sertão Caicó que tem o SÓDIO de (671 g) em uma porção de 30 g. Como pode isso? Então percebi que eles podem errar, portanto continuei a procura de mais produtos e encontrei esse outro que apresentava só (2 mg) de sódio...achei que era um milagre ou ele era bom mesmo ou ainda poderia esta errado aquilo. E então continuei procurando erros e ou coisas estranhas até que me deparei com um queijo mussarela Light... Pensei :“ nossa agora posso indicar para meus clientes pois já sei que aqui tem” e então fui comparar para ver a diferença entre o light e o normal.





Tive um susto ao ver que o light tinha mesmas quantidades de calorias, gorduras e até de sódio, comparadas com a dessa marca de mussarela:






E para quem gosta de refrigerante e pensa que são todos iguais, até os refrigerantes diferem seu valor nutricional.
Então fica o alerta sobre os rótulos dos alimentos, pois se você não se preocupar com o que come quem vai se preocupar?