segunda-feira, 11 de junho de 2012 | | By: Dr Nutrição

A IMPORTÂNCIA DAS GORDURAS BOAS!


                   GORDURA NA DIETA PODE?  

As gorduras são classificadas popularmente em gorduras boas e gorduras ruins. As boas são as gorduras insaturadas que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e são divididas em dois subgrupos: poli-insaturadas e monoinsaturadas. Já as gorduras ruins sãos as saturadas e a gordura trans, pois aumentam o nível de colesterol.
Falarei um pouco das Gorduras Insaturadas (ômega 3-6-9) que ouvimos falar muito, mas sabe-se pouco, e suas fontes como linhaça, azeite, castanha, abacate etc.
Os ácidos graxos são gorduras boas fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo, como não os produzimos, temos que obitê-los da alimentação. Infelizmente, não temos o costume de consumir peixe, azeite e consumir oleaginosas todos os dias, por isso nossa alimentação está escassa desses nutrientes funcionais.
O Ômega 3

Já notaram que os orientais vivem mais que os ocidentais? Um dos fatores é o consumo de peixe elevado em vez de carne vermelha. Estudos mostram que ao consumirmos mais peixe e menos carne vermelha conseguimos viver uma vida mais longa e saudável. O Ômega 3 é encontrado na sardinha, salmão e no atum e são extremamente importantes para oxidar o colesterol ruim(LDL) e assim prevenir doenças cardiovasculares e auxiliar no tratamento da hipertensão. Um dado interessante divulgado pela OMS é que doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil, até mais que câncer.
O consumo regular de Ômega 3  também auxilia na manutenção do cérebro, pois este é feito de gordura. Ele também promove uma melhor comunicação entre as células nervosas, além da melhora da memória e humor. Sua falta pode causar mudanças de humor, perda de memória e dificuldade de aprendizado. Ele também é utilizado para aumentar a concentração, melhorar habilidades motoras,prevenir doenças degenerativas e até para reduzir o stress.
O Ômega 3 é encontrado em peixes de águas  profundas e frias por isso que é difícil seu consumo, em linhaça também podemos encontra-lo, mas se difere sua biodisponibilidade, eu, por exemplo, já tinha visto em uma revista de saúde que não tem como controlar a quantidade de ômega 3 em ovos de galinhas alimentadas com ração enriquecida por isso não existe ovo fonte de ômega 3.

Ômega 6
Assim como o ômega 3, o ômega 6 também é um ácido graxo que não é produzido pelo organismo. Ele também é encontrado em peixes, óleos vegetais e alguns cereais e promove o combate ao colesterol, excesso de glicose e ajuda quem tem hipertensão. Porém estudos demonstraram que o excesso desse ácido pode provocar doenças degenerativas como o Mal de Alzheimer, por este motivo seu consumo como suplementação deve ser moderada e de preferência com aconselhamento de médico ou nutricionista.

O ômega 6 também é um ácido graxo que tem sua importância assim como o ômega 3, como não produzimos temos que consumir alimentos fonte, podemos encontra-los no peixe, óleos vegetais e alguns cereais. Também ajuda a combater o colesterol e auxilia no combate a hipertensão. No entanto seu excesso pode trazer malefícios por isso que é importante a orientação de um nutricionista.

Ômega 9

O ômega 9,  diferente dos outros ácidos graxos, pode ser produzido pelo nosso organismo, no entanto, ele depende da presença do ômega 3 e 6, (através da alimentação, já que seu corpo não consegue produzi-los). Esse ácido também ajuda na redução do colesterol, ajuda a prevenir a aterosclerose, melhora as funções imunológicas e ainda ajuda a proteger contra certos tipos de câncer. As principais fontes de ômega 9 são o azeite de oliva, azeitonas, abacates, amêndoas e óleo de gergelim.













O consumo regular desses ácidos graxos ajuda a manter a saúde em dia, porém, quando o consumo é desbalanceado pode trazer riscos a saúde, por isso é importante analisar a dieta mesmo sabendo que os hábitos do brasileiro não incluem muitas fontes desses ácidos, uma suplementação pode ser a solução para incluir esses ácidos graxos na dieta trazendo benefícios para pessoas que sofrem com problema de colesterol elevado (LDL) e baixo nível de (HDL).





Bom espero que tenham gostado, até o próximo artigo! 

1 comentários:

João Paulo disse...

Valeu cunhado!

Postar um comentário